19 FEV 2020
Ipiguá melhora

O Programa Município Verde Azul-PMVA existe há 12 anos, foi instituído para orientar os municípios de como se organizar e planejar a gestão ambiental com base em 10 diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O ranking funciona da seguinte forma: cada município faz todas as atividades ambientais de acordo com o planejamento e orçamento financeiro para o Meio Ambiente. Cada ação feita dentro das diretivas vale pontuação. Após análise por uma equipe técnica da CETESB, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do PMVA, sai o ranking entre os 645 municípios.

A adesão ao PMVA não é obrigatória. Ela acontece em janeiro do primeiro ano do mandado do Prefeito.

Em 2017 Ipiguá ficou em 330º entre os 645 municípios. Em 2018 ficou em 321º.

Em 2019 ficou em 224º.

Destacamos que nosso Conselho de Meio Ambiente é bastante atuante e com suas ações está em 78º no Estado em 2019.

O que falta para avançarmos?

Para ficar entre os 100 municípios no Ranking competindo com grandes metrópoles, precisamos:

Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Municipal de Infraestrutura Urbana, Plano Municipal de Arborização Urbana, este em andamento com conclusão neste ano.

Melhorar a Legislação e desenvolver atividades que requerem melhor orçamento financeiro para construir um viveiro de mudas, para fazer uma gestão de mapeamento e censo próprio com capacitação da equipe, ações de educação monitorada de meio ambiente, programas de ação para incentivo com a população e outras atividades que requerem o uso do fundo municipal do meio ambiente, para melhorar os investimentos deste Departamento.

Todas as atividades recebem pontuação e abre uma oportunidade de parceria do município com a FECOP e a FEHIDR, órgãos que liberam recursos financeiros para os municípios para aquisição de máquinas agrícolas, caminhão pipa, caminhão de coleta seletiva, material para educação ambiental para melhorar a gestão ambiental. Com esta pontuação podemos receber um caminhão de coleta seletiva

Link do Ranking PMVA