02 MAR 2023
A Cozinha Piloto do Município de Ipiguá distribui entre as instituições de ensino da cidade Creche, EMEI, EMEF e a Escola Estadual mais de 1.900 merendas por dia.
No centro de distribuição de merendas do município as refeições que estão no cardápio prioriza o que está previsto na legislação vigente, que prevê que a alimentação distribuída necessita ter como base 80% dos produtos de matéria-prima, em especial arroz, feijão, frutas, legumes e verduras para que eles possam ser preparados na Cozinha. Esses alimentos precisam estar no cardápio de duas a quatro vezes na semana como orienta a legislação, vale ressaltar que não são utilizados alimentos ultra processados na preparação das refeições.
A alimentação disponibilizada é realizada de maneira específica para cada faixas etárias, analisando as necessidades nutricionais que deseja suprir, como ferro, cálcio, fibra e em especial a proteína pelo fato de os estudantes estarem em processo de desenvolvimento da estrutura corporal.
A Nutricionista responsável pela cozinha relata que a câmara fria adquirida há alguns meses está auxiliando potencialmente na segurança alimentar, devido a câmara fria conseguir fornecer o descongelamento dos itens dentro das normas de segurança de temperatura, além de proporcionar a conservação dos mesmos por mais tempo.
Apesar de haver o cardápio regulamentado é necessário que haja uma flexibilização por conta do município, nas disponibilizações das merendas para que seja minimizado o desperdício alimentar além de proporcionar refeições que agrade os estudantes.
O controle da quantidade das merendas a serem distribuídas é feito através do número de alunos matriculados nas instituições de ensino, embora em nosso município não possui restrição de quantidade de repetições por aluno.
Foi abordado pela Rissi, a nutricionista responsável pela cozinha que devido a Creche Municipal possuir alunos com uma faixa de crescimento muito alta é disponibilizado todos os dias refeições com feijão e fornecido diariamente frutas aos alunos.
A Prefeitura Municipal embora receba uma porcentagem para a compra desses alimentos fornecidos pelo Governo Federal, precisa custear uma parte para que consiga entregar uma alimentação com tamanha qualidade.

02/03/2023
Cozinha Piloto do município distribui diariamente cerca de 1.900 refeições aos alunos.