06 DEZ 2023
👐 Alunos da Escola EMEI Henrique Pereira dos Santos se Envolveram em Atividades de Língua Brasileira de Sinais 📚
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Henrique Pereira dos Santos, em uma iniciativa notável, proporcionou aos seus alunos uma jornada enriquecedora de aprendizado por meio do estudo e prática da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Sob a orientação dos professores e coordenadores pedagógicos, os alunos participaram de atividades especialmente planejadas para introduzi-los à Libras, a língua utilizada pela comunidade surda do Brasil. "É fundamental sensibilizar nossos alunos desde cedo para a diversidade linguística e a importância da inclusão", ressalta a Secretária de Educação Juliana Grecco Sanches.
Durante as atividades, as crianças exploraram aspectos básicos da Libras, aprendendo vocabulário básico, expressões faciais e gestos que são parte integral dessa forma de comunicação. Além disso, foram incentivados a realizar pequenas apresentações utilizando a Libras, ampliando não apenas seus conhecimentos, mas também sua capacidade de compreensão e empatia.
"A experiência foi incrível! Conseguimos observar um grande interesse por parte dos alunos em aprender Libras. Eles se envolveram ativamente nas atividades, mostrando um genuíno desejo de compreender e se comunicar de forma inclusiva", menciona Fabiana Tosta (Tia Bia).
🌟 Essa iniciativa não apenas proporcionou aos alunos uma compreensão básica da Libras, mas também promoveu a conscientização sobre a importância da inclusão e da valorização das diferenças. Estimular a empatia e a compreensão desde cedo é essencial para formar cidadãos mais conscientes e solidários.
Essa jornada de aprendizado não apenas expandiu os horizontes linguísticos dos alunos, mas também reforçou valores fundamentais de respeito, diversidade e inclusão, fortalecendo os laços de compreensão e solidariedade na comunidade escolar.