15 JAN 2024
Estratégias de Combate à Dengue e Chikungunya em Ipiguá
Estratégias de Combate à Dengue e Chikungunya em Ipiguá
No último dia 10, o centro comunitário do Jardim Primavera sediou a primeira reunião de 2024 da Sala de Situação de Dengue em Ipiguá. Representantes da Atenção Básica, Epidemiológica, Ambiental e Almoxarifado participaram do encontro, onde discutiram estratégias para conter a proliferação dos vírus.
Um desafio abordado foi a dificuldade de acesso às residências fechadas pelos agentes de combate às endemias. A partir de 27 de janeiro, agentes de combate às endemias, em conjunto com agentes de saúde, visitarão essas residências aos sábados, buscando solucionar esse obstáculo.
Janaina Paglioni Pagianoto, Coordenadora de Epidemiologia, alertou sobre a gravidade de casos de Chikungunya, destacando que 5% deles podem levar à morte, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Em 2023, Ipiguá registrou 145 notificações, sendo 117 negativas, 25 positivas e 02 aguardando resultados entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A confirmação de suspeitas de Dengue e Chikungunya é realizada por exames laboratoriais.
A população foi instada a colaborar na limpeza da cidade, evitando descartes irregulares em terrenos baldios e áreas verdes, locais propícios à proliferação do mosquito transmissor.
A separação adequada do lixo foi destacada, com a orientação de colocar garrafas pet em sacos distintos para facilitar a reciclagem. Garrafas de vidro podem ser entregues em pontos específicos, como a Casa da Agricultura e Meio Ambiente, o Centro de Controle de Vetores no Jardim Primavera ou no Almoxarifado da Prefeitura.
Criadores de animais foram orientados a lavar recipientes de água com sabão a cada troca, evitando deixar baldes e recipientes expostos ao tempo.
Com as chuvas de verão chegando, a colaboração da comunidade é crucial para manter um baixo índice de casos de Dengue e Chikungunya em Ipiguá. A conscientização e ações preventivas são fundamentais para preservar a saúde pública.