20 DEZ 2019
Alfabetizar adultos

A trajetória de vida, os pensamentos, necessidades materiais e a inserção no mundo do trabalho devem ser consideradas com a finalidade de propor a alfabetização de adultos. Muitos abandonaram a escola quando jovens por necessidade de trabalho.

Suas crenças, valores, origens, ritmos de aprendizagem de cada um devem ser respeitados para a construção do conhecimento.

Adultos aprendem melhor quando percebem que o que estão aprendendo se aplica a sua realidade e, se motivam, quando percebem transformações em suas vidas.

Foram seis meses do “Curso de Alfabetização de Adultos”, gratuito, parceria da Prefeitura, Sindicato Rural de Rio Preto e o Serviço Nac. de Aprendizagem Rural-SENAR, com aulas cinco vezes por semana.

Aproveitando o regionalismo dos alunos, vindos de diversos Estados Brasileiros, o curso proporcionou uma troca de experiências bastante rica. Novos sabores, sotaques, descobertas e amizades.

Alunos tiveram também uma palestra sobre “Acuidade Visual” e curso de “Artesanato em Fibras”, ampliando assim o universo do conhecimento.

O festivo encerramento do Curso, em uma churrascaria de Rio Preto, contou com a presença do Prefeito Emílio, da Presidente do Fundo Social, Andresa, Regilene do Sindicato e alunos, momento de confraternização, inclusão social e fortalecimento de vínculos.

(texto e imagens AsCom Roberto Gerosa, fonte internet)

VINCULADOS À PÁGINA:
Coordenadoria da Educação