19 ABR 2023
MUTIRÃO DE LIMPEZA 2023 PARA O CONTROLE DE VETORES
MUTIRÃO DE LIMPEZA 2023 PARA O CONTROLE DE VETORES
O Departamento de Vetores de Ipiguá em parceria com a Secretaria de saúde, Departamento do meio ambiente e almoxarifado foram as ruas neste dia 15 de abril buscando eliminar focos de criadouros dos mosquitos Aedes aegypti transmissor da dengue.
A equipe foi formada por cerca de 15 colaboradores que realizaram a coleta de lixo descartados irregularmente em áreas públicas e privadas do nosso município.
Essa ação acontece ao decorrer do ano para alertar e incentivar os munícipes a manter a cidade limpa para que a proliferação de doenças associadas ao mosquito Aedes aegypti possa ser reduzida ao máximo.
De acordo com os responsáveis pela ação “Em mutirões passados a equipe sentiu que o município tinha muito mais lixo descartado. Desta vez, diminuiu bastante de acordo com quantidade de sacos plásticos coletados.”
Eles relataram também “Mesmo sabendo do cotidiano, ainda há moradores que descartam o lixo em vias públicas e privadas, o que dificulta o controle de doenças endêmicas sendo chamariz para animais e insetos peçonhentos como cobras e escorpiões.”
Com a realização dessas ações os resultados chegam através do menor índice de casos de dengue confirmados dentre outras cidades da região com apenas sete casos em nosso município no ano de 2023 e a possibilidade destes casos serem importados de outros locais não deve ser descartada, pois não há um surto maior de casos em um só bairro da cidade.
E nos bairros rurais o mutirão será realizado no dia 21, 29 e dia 06 de maio, fique atento e limpe o seu quintal.