17 SET 2021
Prefeitura realiza aferição de veículos movidos a diesel da frota municipal
O Presidente do COMDEMA, Rogger Renan Leite da Silva acompanhou o Coordenador do Meio Ambiente Edgar Antonio Dotoli para aferição de veículos movidos a diesel da frota municipal. As aferições da fumaça dos escapamentos foram feitas no dia 16 de setembro de 2021 com a Escala de Ringelmam original adquirida pela loja virtual da CETESB.

A escala tem cores variadas de cinza a preto com índice de porcentagem que podem ser analisadas manualmente por um orifício do cartão para analisar o aceleramento do motor dos veículos a cor da fumaça mais próxima da escala.

Nas duas últimas reuniões do COMDEMA desse mandato de 2021-2023, foram tratados sobre o tema e sobre a Lei Municipal nº 355 de 29 de julho de 2009 (Leis da Fumaça Preta) relacionadas com emissão de CO2 expelida por veículos movidos por combustíveis fósseis.

Os conselheiros do Meio Ambiente decidiram que o Presidente por entender sobre essa ação tem melhor condições de informar aos conselheiros. Essa ação vale pontuação no Programa Município Verde Azul como uma das atividades de fiscalização como meta da Diretiva QA – Qualidade do Ar na ação QA1.

Após a aferição a escala de 20% em 20% até 100% o veículo será  anotada e colada a etiqueta adesiva com SELO VERDE com o ano do ciclo do PMVA, ano 2021.

“Todos os munícipes deveriam entender que se os seus veículos, a diesel, etanol e metanol se estiverem soltando fumaça pelo escapamento de forma irregular, devem ser feitas a manutenção com profissionais para evitar além da poluição, que seus veículos causem prejuízos futuramente. Problema de motor é com certeza sinal de o veículo não está adequado para uso.” Informou Rogger.

Em seu parecer após a fiscalização informa que a frota municipal têm veículos novos e seminovos e que em 2018 e 2019 foram feitos leilões de veículos antigos da frota e que a renovação com novos veículos são constantes pela administração.

Rogger é formado Bombeiro Civil, servidor no município de Ipiguá, Coordenador da Brigada de Incêndio (em formação) pela Lei Municipal nº 747 de 2019 e Coordenador da Defesa Civil (em formação) de acordo a Lei Municipal nº 757 de 2020 e nomeado por portaria.