A área da Saúde programou uma atividade bem diversificada para marcar o encerramento da Campanha "Outubro Rosa".
Uma palestra com a Enfermeira Eliana de Freitas Parreira, especialista em oncologia, possibilitou aos presentes, terem acesso ao tema "Câncer de Mama", com muitas informações, alertas e orientações.
Cada dia é maior o número de jovens que apresentam os sintomas, antes restritos as pessoas com mais de 50 anos. Hoje a mulher busca maior independência e tem uma vida agitada, diversos fatores como alimentação inadequada, obesidade, álcool, fumo, sedentarismo, contribuem para o surgimento da doença. O autoexame é fundamental pois 90% dos casos descobertos no início, tem cura.
São diversos os tipos de câncer de mama, ele é o 2º mais comum, perdendo para o de pele. Há casos também em homens.
Dançar para a vida
Outro ponto alto do evento foi a apresentação da dança do ventre pelo grupo "Convivendo com o câncer e linfedema".
Este Grupo nasceu na Clínica Godoy há 15 anos, trabalha na reabilitação do tratamento pós câncer, reúne-se duas vezes por semana, e desenvolve ações sociais, com trabalho ocupacional, como captação de brinquedos, de cabelo, lenços, tudo voltado para a comunidade carente.
Depoimentos de mulheres que convivem e conviveram com o câncer marcaram o encontro.
A dança é a atividade mais recente do Grupo, conta com a participação da bailarina e coreógrafa Carol Jianjulio que adaptou a dança para as pacientes. Hoje o Grupo é conhecido mundialmente e serve de espelho.